Treinamento QBNegotiation

Mais Informações!

07 lições treinando o Facebook Go na Colômbia

Eu fiz 19 anotações durante minha visita de 48 horas à Bogotá, porém escolhi 07 pontos que julguei mais importantes e que funcionam de forma similar, independente das cores de sua bandeira.

07 lições treinando o Facebook Go na Colômbia

A primeira palestra internacional a gente NUNCA esquece. Ainda mais quando a primeira palestra é de CARA para o time de vendas e aquisições do Facebook América Latina? Imaginaram?

Quando você visita uma empresa gigante em um outro país, é inevitável observar mais e falar menos, seu cérebro entra num estado de alerta, quase uma metamorfose. Você quer conhecer a cultura, as relações, as diferenças entre os países e principalmente como isso tudo pode transformar-se em insights poderosos que lhe incentivem a melhorar todos os dias em sua profissão.

Apesar das nítidas diferenças entre países, algumas coisas são universais. Eu fiz 19 anotações durante minha visita de 48 horas à Bogotá, porém escolhi 07 pontos que julguei mais importantes e que funcionam de forma similar, independente das cores de sua bandeira.

Se algum dia você receber uma missão FODÁSTICA para liderar times de vendas em outro país, leve essas lições na bagagem, afinal, seja na Colômbia ou em qualquer lugar do mundo – missão dada é missão cumprida.

LIÇÃO 1 - Não se lidera por SKYPE -  Presença física é importantíssimo. Nada substituí um abraço, um aperto de mão firme ou 5 minutos de conversa individual tomando um cafezinho. Nunca subestime o poder de um contato pessoal.

LIÇÃO 2 - Vergonha de ser vendedor -  Mesmo em outros países existe uma insistência em mudar o nome de vendedor para: consultor, especialista de produto, atendente consultivo e outros nomes que a criatividade nos permita. Mas o fato é que somos vendedores e nada mais. Quando todos tiverem orgulho de serem chamados de vendedores, o cenário começa a mudar.  O líder precisa valorizar quem vende - e o primeiro passo é chamá-los do jeito certo.

LIÇÃO 3 - Encontre a estrela – Por que um vendedor consegue vender 5x mais que todos os outros? Esse cara está fazendo algo diferente e não está compartilhando com mais ninguém essa maravilha ? Ora, seja um líder especialista em clonar estrelas.

LIÇÃO 4 - Trocar o CHIP -  O trabalho mais árduo que existe é mudar o modelo mental de uma equipe já construída. Não vejo a mínima possibilidade de se fazer isso sem que haja uma conexão emocional entre o agente da mudança e as pessoas que precisam mudar. Muitas vezes os colaborados estão dispostos a fazer mais coisas pelo líder do que pela própria empresa.

LIÇÃO 5 – Assuma 100% da responsabilidade – Esse lance de líder jogar culpa para os outros é feio e ultrapassado. Líderes de verdade assumem a parada e fazem as mudanças necessárias para ajustar o plano.

A melhor maneira de chamar à responsabilidade para virar o jogo é definindo metas claras, fornecer os recursos mínimos e acompanhar de forma ferrenha o desenvolvimento das ações dia após dia. 

Em tempos de mudança, fique com quem quer e abandone quem não quer.

LIÇÃO 6 – Comunicação universal -  Quando se tem vontade de acertar e de ajudar, quando as pessoas entendem que sua intenção é boa – não importa que você seja absolutamente fluente no idioma, elas vão te entender. Estávamos jantando e falando em 3 línguas aos mesmo tempo, de repente eu confundi POVO com POLVO e todos caíram na risada. O MICO é o primeiro passo para despertar nas pessoas uma vontade incrível de conhecer você. Arrisque-se! O bom humor está garantido.

LIÇÃO 7 - Beba com eles – Se você quer conhecer de verdade sua equipe, nada melhor que uma boa farra. As empresas estão cheias de gente tímida com um monte de ideias fantásticas que nunca ousaram falar por falta de um ambiente ou de estímulos corretos. Uma bebida com 33% de álcool é um excelente estímulo pra começar.

A minha única decepção na Colômbia foi não encontrar Shakira, mesmo admirando a beleza das mulheres Colombianas, eu realmente tinha o sonho de encontrá-la, mas como já dizia o Colombiano Gabriel García Márquez: ”não se esforce tanto, as melhores coisas acontecem quando menos esperamos”...

BOGOTÁ, hasta pronto! J

Quer receber meu conselho de GRAÇA?

 

logofotter Copyright © 2013 - Todos os Direitos reservados - QUEBRE A BANCA
logofotter Copyright © 2013 - QUEBRE A BANCA
Todos os Direitos reservados